quinta-feira, 13 de outubro de 2011

2012

    Bolas de fogo caem do céu, oceanos erguem-se e engolem cidades, continentes são despedaçados. Catastrofistas acreditam que no dia 21 de dezembro de 2012 bilhões de pessoas vão morrer, a natureza se tornou um carrasco. Assim será quando e como o mundo acabará. Quais são os desastres planetários mais plausíveis de 2012? Será que o fim da vida na Terra está chegando?



21 de dezembro de 2012



    Uma das teorias diz que na sexta-feira de 21 de dezembro de 2012 o sol nascerá como todo dia. Mais nesse solstício ele se alinhará diretamente com a Terra e o centro da Galáxia. Bem vindo ao fim do mundo. Até o fim do dia o mundo estará coberto de cinzas, cidades queimarão em rios de lava, enormes terremotos derrubarão cidades altas, ondas gigantescas arrastarão o que houver no caminho. Esta é uma das teorias do fim do mundo em que muitos acreditam que vão testemunhar.
    Por que muitos estão convencidos de que o fim do mundo não acontecerá ao acaso, mais precisamente em 21 de dezembro de 2012?
     A razão principal deste 21 de dezembro de 2012 ser tão importante assim para os cenários de juízo final é que o calendário Maia acaba no dia 21 de dezembro de 2012. Especialistas determinaram que o calendário de longa contagem atual provavelmente começou no ano de 3114 a.C. e terminará 21 de dezembro de 2012. Alguns dizem que esse fato se coincidirá com o sol eclipsando no centro da Via Láctea, quando isso acontecer nós ficaríamos sem a energia vital cósmica que emana do buraco negro que se acredita existir no centro da Galáxia. Alguns acreditam que a vida na Terra sofrerá uma reviravolta, ou será completamente extinta, outros discordam.
   Mas não a energia atingindo a terra do centro da Galáxia para ser bloqueada. Na verdade um alinhamento perfeito aconteceu em 1998 e o mundo não acabou, e que não há razão para acreditar que o alinhamento de 21 de Dezembro de 2012 causará algum tipo de destruição.
   Mas isso não significa que teremos um natal feliz em 2012. A ameaça mais próxima e provável esta apenas a 150 milhões de quilômetros, e a qualquer momento pode atacar. O sol, onde ocorrem erupções solares. Enormes explosões de energia como dezenas de milhões de bombas de hidrogênio sendo detonadas de uma vez. Mas, por mais fortes que essas explosões são, elas são apenas o começo de um ataque de fúria solar. Segundo o Dr. C. Alex Young além de erupções solares pode haver materiais atirados para longe do sol, fenômeno chamado de Ejeção de Massa Coronal. Bilhões e bilhões de toneladas de gás quente sem campo magnético sendo empurradas para longe do sol, viajando a velocidades com mais de 1 milhão de km/h.
    Enquanto a Massa Coronal voa em direção a Terra, move uma barreira de partículas de alta energia á sua frente. A Massa Coronal força a passagem por esse material e cria uma onda de choque que acelera as partículas que estão na frente da Massa Coronal. Quando a onda de choque de partículas de energia chegar a Terra ela baterá em satélites, desligando seus circuitos. Mais isso seria apenas o inicio, depois que a onda de choque passasse o núcleo da Massa Coronal se colidiria com o campo magnético da Terra que nos defende das Massas Coronais, mais se a Massa for muito grande pode ocorrer uma destruição temporária do campo magnético terrestre chamado Magnetosfera, quando partículas carregadas de tempestades solares atingem a Magnetosfera podem ficar presas no campo, é possível ver o choque violento das partículas e do campo magnético nas auroras boreais.
   Um influxo enorme de partículas carregadas na Magnetosfera faz o campo magnético se mover, causando correntes elétricas no solo que podem causar flutuações de energia, curtos circuitos em transformadores, desligando a rede elétrica e causando blecautes. Mas não seria apenas mais um blecaute, já que hoje as redes elétricas dos EUA e do resto do mundo estão muito mais interligadas do que antes. Segundo um relatório emitido pela Academia Nacional de ciências dos EUA uma recuperação total levaria de 4 à 10 anos. Se isso acontecesse num inverno rigoroso, pessoas poderiam morrer congeladas. Além disso, iria falta comida, já que geladeiras e praticamente tudo usado para conservar comida funciona com eletricidade, não teríamos água para beber, para a agricultura e nem para os esgotos.
    A cada 11 anos, o sol atinge o seu nível máximo de atividade, quando pode ejetar 2 ou 3 Massas Coronais por dia, no final de 2012 espera-se que ele esteja pronto para entrar em seu próximo pico. Ultimamente a Magnetosfera vem enfraquecendo, à alguns anos foi detectado uma fenda na Magnetosfera que se estendia da América do Sul até a África pelo Oceano Atlântico. No verão de 2007, astrônomos detectaram uma fenda 10 vezes maior do que se considerava possível, alguns acreditam que esse enfraquecimento acontece porque os pólos estão se invertendo, mas, especialistas dizem que isso não tem nada a ver com tal fenômeno. Se o campo de força enfraquecer, quando a terra for atingida por partículas solares, essas partículas vão poder penetrar mais e bater na atmosfera externa e vão criar nitratos, que vão destruir toda a camada de Ozônio.
    Sob o ataque de radiação ultravioleta a fotossíntese das plantas acabaria, o plâncton do oceano morreria, e se ele morrer toda a cadeia alimentar da Terra vai ser interrompida, já que grande parte da vida no oceano depende dele, isso levaria a fome em massa e ao fim do eco sistema que conhecemos. Há boas e más noticias, a má é que o campo magnético já virou 180° antes, e isso vai acontecer de novo. A boa noticia é que esse tipo de inversão geomagnética leva milhares e milhares de anos para acontecer. O campo magnético pode não se inverter, mais o fato de estar mudando pode ser um sinal de outro perigo, mais imediato.
    Quando a Magnetosfera começa a passar por uma mudança é o sinal de que a dinâmica do planeta esta sendo abalada de alguma maneira, alguns acreditam que se o campo esta mudando, o núcleo da Terra também pode estar se transformando, a rotação de ferro derretido no núcleo terrestre gera o campo magnético, e mudanças drásticas no núcleo terrestre poderiam dar fim ao mundo rapidamente. Segundo uma nova e polemica teoria uma explosão de radiação elétrica do sol pode causar enormes terremotos. Se for verdade, um ataque solar no ano de 2012 poderia causar vários terremotos em todo mundo, em vários lugares onde há falhas geológicas.
     Esse novo fluxo de radiação magnética poderia ser o suficiente para desequilibrar as forças que mantém as placas tectônicas no lugar. Mesmo que alguns sobrevivam ao terremoto, eles não são perigosos só quando acontecem sob os nossos pés, alguns dos eventos sísmicos mais devastadores ocorreram no fundo do oceano, originando tsunamis. Por incrível que pareça, quando há um tsunami o local mais seguro é o oceano, as ondas gigantes só se formam quando a massa colossal de água se aproxima da praia, onde o mar fica mais raso, o mar começa a drenar a água para longe da praia onde começa a formar uma onda grande, forte e devastadora.
    Se uma falha no Oceano Pacífico se deslocar, várias cidades podem estar de baixo  da água em minutos. Mais não são só os terremotos que podem provocar um tsunami, erupções vulcânicas no mar também podem provocar onda mortais. Alguns cientistas acreditam que um vulcão ativo se localiza no Oceano Atlântico, nas ilhas Canárias perto da África, um vulcão ativo chamado Cumbre Vieja. Se ele entrar em erupção cientistas acham que nem precisamos nos preocupar com a lava, se o Cumbre Vieja entrar em erupção a maioria dos geólogos acha que à uma boa chance de metade da montanha deslizar dentro do mar. O enorme deslizamento de terra faria com que uma cúpula de água de quase 1000 metros de altura e quilômetros de extensão se erguesse e depois desabasse. O resultado seria um mega tsunami maior que qualquer outro da historia viajando a quase 800km/h e as cidades não seriam só inundadas mais arrastadas para o oceano.
    Mas teremos sorte se só este vulcão entrar em atividade, sabemos que vulcões comuns como o Santa Helena pode ser altamente destrutivos. Mais vulcões comuns são só uma pequena parte dos chamados super vulcões. Um super vulcão pode causar uma explosão como a de 1000 bombas atômicas como a de Hiroshima explodindo a cada segundo, em um instante a forma da América do Norte seria alterada para sempre. Um vulcão comum não é absolutamente nada comparado ao fenômeno chamado super vulcão, um super vulcão pode ser centenas ou milhares de vezes maior que um vulcão comum. Ao contrario dos vulcões comuns, os super vulcões estão camuflados, a maioria no fundo do mar. Os que vemos na terra tem a forma de uma enorme depressão na crosta terrestre chamada de caldeira. Você pode estar em cima de uma e não saber, assim como a maior parte dos americanos esta.
    Supondo que o sol realmente provoque terremotos em 2012, ele também seria capaz de provocar a próxima erupção cataclísmica do Yellowstone?
    De acordo com a teoria uma descarga grande e repentina de energia solar também pode ocorrer em 2012, o que pode explodir não só o Yellowstone como qualquer outro super vulcão  que esta na zona vermelha. Se o Yellowstone entrar em erupção a força da sua erupção aniquilará qualquer coisa na sua vizinhança, quilômetros de solo a cima da caldeira desabarão, criando uma avalanche de rocha derretida e gás superaquecido, uma nuvem de 540°C pode rasgar o solo a 160km/h, isso é o chamado Fluxo Piroclástico. Esse é o maior perigo para a vizinhança imediata, mas, mesmo que você não more perto desse super vulcão, ainda não estará seguro. Uma nuvem gigante de cinza vulcânica e gás será lançada no ar, a maior parte dos EUA estará coberta por vários metros de cinzas e mesmo os que assistem esse horror do outro lado do mundo não estariam seguros por muito tempo, já que seriam atingidos pelo vento, cinzas e pela nuvem de gás que se espalhariam pelo globo. A nuvem de cinzas seria tão grande que seria capaz de bloquear o sol de meio dia criando o chamado inverno nuclear. Ficaria frio, sem luz, plantas e animais começariam a morrer então haveria fome, e com a fome haveria doenças.
    Mesmo que consigamos sobreviver no mundo de sombra e cinzas pós Yellowstone esse seria apenas o começo da carnificina. Alguns acreditam que a erupção de um super vulcão teria impulso  suficiente para alterar a rotação da Terra e que quando esse processo terminar, quase ninguém estará vivo. Se um super vulcão entrar em atividade uma grande quantidade de massa terrestre será lançada na atmosfera, algumas teorias do fim do mundo sugerem que se o equilíbrio das massas for alterado todo o solo da Terra poderia girar em torno do seu núcleo. Essa era a idéia de um cara chamado Charlis  Hapgood que criou a teoria de que a terra poderia se reorganizar assim, e que já teria feito isso antes. Sob a Crosta terrestre à uma camada Astenosfera, onde a rocha é macia e maleável. Terremotos ocorrem quando duas sessões da crosta a cima da Astenosfera chocam-se uma contra a outra. Na teoria um desequilíbrio grande o bastante na superfície poderia fazer toda a crosta passar a deslizar sobre a Astenosfera. Um tipo de movimento rápido em larga escala causaria terremotos e maremotos.
    Essa não seria só 1 versão do apocalipse, seriam todas ela ao mesmo tempo. Hapgood teorizou que a horrível destruição ampliada pelo fato de a Terra não ser uma esfera perfeita. Quando a teoria de Hapgood foi proposta nos anos 1950, Albert Einstein  achou que ela merecia tanta atenção que escreveu um livro sobre o prefácio do pesquisador, por sorte, os cientistas de hoje descordam. Mega terremotos e super vulcões ainda podem ocorrer em 2012, mais não é muito provável que seja causado por um movimento da crosta ou pelo sol. Mas o sol pode não ser a única ameaça existente em 2012, provavelmente só existe uma hipótese que pode acabar com o mundo além do deslocamento da crosta. Talvez a única coisa imaginável que possa virar um planeta de cabeça para baixo assim, seria uma colisão com outro planeta. Infelizmente para a Terra, o espaço esta cheio de coisas grandes flutuando, procurando alguma coisa para bater, os profetas do fim do mundo também tem uma previsão deste gênero para 2012.
    Uma trombada catastrófica com outro planeta que corre desenfreado pela Galáxia. Um planeta misterioso conhecido apenas como Planeta X, o Planeta X é um corpo planetário hipotético que viaja na região exterior do sistema solar e basicamente a teoria é de que quando o Planeta X passar por dentro do sistema solar sua influencia gravitacional vai causar todo tipo de efeito, não só sobre a Terra mais também sobre o sol, podendo causar até erupções solares destruidoras de planetas. Quase todo desastre possível aconteceria ao mesmo tempo nesse caso, vulcões, terremotos, tsunamis, tudo que pudermos imaginar estaria acontecendo. Nesse ponto segundo a teoria, o Planeta X poderia mudar a rotação da Terra. Então, isso seria o cataclismo global.
    Quando se fala em Planeta X, só há uma coisa entre a Terra e a aniquilação total, o Planeta X simplesmente não existe. Se ele existisse, ele seria tão grande que já teria sido visto. Mesmo que um objeto planetário passasse correndo pelo sistema solar, ele teria que praticamente bater na Terra para ter efeitos gravitacionais reais, mais isso não causaria destruição imediata, devastação, terremotos ou coisa assim.
    Então é bem provável que a vida após 2012 não seja tão diferente da de agora, na verdade quando o dia 21 de dezembro de 2012 chegar, até os próprios maias esperam um novo começo, e não um fim. Apesar de os maias não esperarem o fim do mundo em 2012 não significa que tenhamos escapado. Se alguma coisa acontecer vai ser causada pelo sol. Partículas carregadas do sol interagindo com a Magnetosfera podem induzir Correntes Telúricas, isso afetaria coisas sensíveis a essa corrente, como redes elétricas e coisas que conduzam eletricidade.
    Uma erupção grande o bastante para derrubar a rede de eletricidade por meses ou anos. Essa é uma ameaça incalculável, e se isso não acontecer em 2012 vai acontecer em breve. Nesse caso, podemos nos preparar, é como desligar a TV para evitar que um raio a queime, podemos fazer o mesmo com as redes elétricas. É só diminuir a carga de energia ou desligar
    Portanto não gaste todo seu dinheiro, nem peça demissão. Os cientistas calculam que as chances de o mundo acabar em 2012 são as mesmas chances de ele acabar amanha, ou qualquer outro dia. Nós vivemos em um universo caótico e qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento.
    No final, não há nada de especial em 21 de dezembro de 2012, passamos pelo fim do calendário todo ano e o mundo não acaba. Mas os especialistas podem estar errados. Se os profetas maias estiverem certos, os vivos podem invejar os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário